top of page

Neurodiversidade: A Importância da Conscientização e Aceitação

Atualizado: 8 de jul.

A neurodiversidade é um termo que representa a diversidade de funcionamento cerebral entre os indivíduos. Dentro desse espectro, diferentes condições neurodivergentes, como o autismo, ganham destaque. No entanto, muitas vezes essas diferenças são mal compreendidas e estigmatizadas pela sociedade. Por isso, a conscientização e aceitação da neurodiversidade são tão importantes. Hoje, graças ao avanço da medicina, luta dos pais de crianças que vivem dentro do TEA e a responsabilidade social de algumas (poucas), mídias o tema tomou outra dimensão, o diagnostico é mais acessível entre as diversas camadas sociais, terapias ABA e demais tratamentos são acessíveis (ou deveriam), em redes publicas e privadas. Essas crianças, desde os primeiros anos após o diagnósticos conseguem trabalhar os déficits que o TEA traz.


Porem, com tudo isso, ainda temos um déficit absurdo quando falamos em TEA em adultos, sejam aqueles que foram diagnosticados com algum transtorno na infância ou foram recém diagnosticados, faltam informações, médicos e psicólogos habitados para lidar com alguém que passou

Imagem por pngtree.com
Imagem por pngtree.com

boa parte da vida mascarando seus transtornos e estereotipias, se enxergando " diferente", "estranho", "incapaz" entre outros sentimentos perante pessoas típicas. A carga de desgastes neurais, esgotamento físico e mental, a sobrecarga sensorial que se gera ao se " adaptar" ao típico vem adoecendo e matando muitos neurodivergentes nas ultimas décadas. Ser diagnosticado, depois de adulto, não é o bálsamo que muitos imaginam, mas dentro de duas situações são extremamente válidas:

1- Ter o entendimento de tudo que passou, desde a infância, preconceitos, bullying, violência, exclusão social, dificuldades de aprendizado, distanciamento de amigos e familiares, sexualidade, hiperfocos, estereotipias, certa dificuldade de entender piadas e sarcasmo, falta de empatia entre tantos outros traumas gerados. Entender que sua ansiedade, Burnout, depressão na verdade são um acumulo de anos vivendo dentro de um mundo não adaptado ou acolhedor, tendo que se " virar nos 30" para sobreviver, sem que mais ninguém te entendesse na essência.

2 - Com o diagnóstico e seu entendimento, poder buscar apoio médico, psicológico e terapêutico, conhecer as inúmeras ferramentas que existe, disponíveis hoje, para um adulto sobreviver com qualidade no dia a dia, saber que mesmo as crises ainda serem possíveis, seja um meltdown, shutdown entre outras, ainda sim você terá condições de identificá-las e agir para redução de danos. Poderá orientar e ensinar as pessoas que amam e estão com, você como ajudar nesses momentos, entenderem que sua necessidade de isolamentos, muitas vezes, é regulatório e não a falta de carinho ou amor.



Comentários


Sobre mim

Sou um homem de 47 anos, autodidata, que cresceu sem estrutura famíliar e sem oportunidades de estudo, mas construiu sozinho uma carreira sólida em tecnologia. Vivi décadas dentro do espectro autista sem diagnóstico, sem tratamento e sem medicação. Hoje, acompanhado apenas da minha cachorra, compartilho minhas experiências para transformar dor em aprendizado e ajudar outras pessoas que vivem no TEA a encontrarem caminhos de acolhimento, força e pertencimento.

Fale Comigo

WhatsApp

55 11 - 91499-5260 

Copyright © 2025 Todos os direitos reservados a Meus Espectros PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Espressão Sites
bottom of page